Estamos passando por uma revolução que não faz barulho.
Por Cezar Calligaris
" A cada dia surgem novidades que mudam o comportamento de uso dos meios digitais. Pode ser um novo aparelho, um aplicativo, uma nova rede social. São pequenas revoluções.
Nenhuma dessas novidades, porém, é tão importante quanto o processo que estamos vivendo no Brasil. Estamos passando por uma revolução muito maior, mas que não faz barulho.
Que revolução é essa? O brasileiro está se tornando cada vez mais digital. Não só o da classe A, mas também da B, da C e até parte da D. Para o artigo não ficar enorme, não vou colocar aqui números precisos e fontes dos dados, mas são públicos e podem ser pesquisados com facilidade (abril/2010):
Cada vez mais brasileiros acessam a web (cerca de 70 milhões de pessoas)
Cada vez mais brasileiros têm celular (cerca de 180 milhões de linhas)
Os brasileiros usam cada vez mais os serviços online. Receita Federal e Ministério da Educação estão entre os sites mais acessados
Quem diria que os brasileiros seriam por vários meses os maiores usuários de internet do mundo em horas navegadas?
Ande de metrô ou trem. Você certamente vai ficar impressionado, como eu fiquei, com a quantidade de gente ouvindo mp3 em seus players ou celulares. De onde eles baixam as músicas? Como fazem a transferência?
O brasileiro adora tecnologia. Quem diria, por exemplo, que bluetooth seria um dia argumento de venda para um carro?
O e-commerce cresce na casa dos dois dígitos. Os players “populares” já abriram seus canais de e-commerce
Os gráficos de acesso dos mídia kits dos portais não trazem mais as classes A e B como as dominantes. Os gráficos de idade também não são tão dominados pelos mais jovens.
Mais pessoas estão tendo acesso a canais de informação que nunca utilizaram
Mais pessoas estão se tornando formadoras de opinião, influenciadoras ou geradoras de conteúdo
O que tudo isso significa? Além de uma grande revolução, uma boa e uma má notícia para você.
Começando com a má, mais uma vez você terá que aprender muito. Como falar com esse público, que equipamentos e canais ele usa. A que hora do dia e com que linguagem. Não é um simples canal em uma rede social que vai resolver isso: tem muito trabalho de pesquisa e planejamento a ser feito aqui.
A boa notícia é que a revolução digital é um processo que não tem mais volta. Se você investiu nesse meio, tem um futuro promissor pela frente, seja como empresário ou empregado.
Para finalizar, uma dose de realidade: mesmo com uma revolução digital em curso, menos da metade da população brasileira está ligada na internet. Mas o nível atual já nos dá boas esperanças de um futuro com consumidores e sobretudo pessoas mais informadas. [Webinsider]"
Comunicar do infinitivo latino communicare, cujo significado é, transmitir ao outro. Transmitir, seja o que for, uma idéia, um projeto, ou um serviço, nem sempre é tão simples quanto parece. Então, com o intuito de auxiliar nesse desafio constante, que é comunicar ao público alvo ou simplesmente nas relações interpessoais a mensagem que se deseja, a RP Consultoria oferece serviços afim de facilitar a comunicação. Os serviços oferecidos estão postados no primeiro post do blogue.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário