segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Audiência pública no MEC para discutir as diretrizes curriculares do curso de Relações Públicas

Eu a professora Margarida Kunsch











Hoje pela manhã, estive na audiência pública no Ministério da Educação sobre diretrizes curriculares do curso de RP.
A reunião foi muito produtiva!Estiveram representantes do curso de Comunicação Organizacional da Unb, de Goiânia e de Cutritiba.
Falaram Ana Lucia Novelli (RP do Senado); Elizabeth Pazito Bradão, Margarida Kuncsh, Paulo Nassar e outros.

Discutiu-se as atribuições do RP, foi se colocado, como foco central o relacionamento. Essa nomenclatura foi rebatida por alguns RPs presentes,que consideraram o termo: responsável pela gestão da comunicacão, mas adequado para designar o profissional de Relações Públicas, pois relacionamento não seria algo específico das RPs, mas gerenciamento da comunicação como um todo, sim.

O estágio dos alunos e os laboratórios também foram tema da audiência. Sugeriu-se que os estágios fossem realmente supervisionados e contextualizados em sala de aula. Pois, eu muitos casos, os alunos eram só mão de obra barata. É importante que os alunos coloquem realmente em prática o que aprendem na teoria e que um professor visitasse a empresa esporadicamente para conhecê-la e observar o trabalho do estagiário. Já a questão dos laboratórios, estes são imprescindíveis para a qualidade do curso. Não se pode curdar algumas disciplinas, como por exemplo pesquisa em opinião pública , sem um bom laboratório, com equipamentos em bom estado e softwares atuais, afim de auxiliar na tabulaçoa de dados, etc.

A audiência abordou temas como disciplinas que seriam inclusas no curso,e profissionais de outras áreas como por exemplo Administração afim de "oxigenar" o curso com novas visões e contribuições.

Abordou-se também, a regionalização do curso, ou seja o curso teria uma
grade fixa com disciplinas teóricas e técnicas, mas cada Faculdade/ Universidade, de
acordo com sua região e mercado complementarias com outras disciplinas
de acordo com a necessidade. Ex: Manaus, poderia complementar com
disciplinas ligada a ecologia e etc. Brasília, mas atenção ao
Cerimonial.

Margarida Kunsch, destacou a importância da qualidade do curso dee Relações Públicas para definir a demanda do mesmo. Em São Paulo, segundo ela existem excelentes de RP.

Finalizando, essa foi a última audiência pública, acredito que, juntamente com as demais, ocorridas em outros estados,todas contribuíram e muito, para as devidas mudanças que ocorrerão nas diretrizes curriculares do curso de RP. Até porque a Faculdade/ Universidade que também não atender aos pré-requisitos das novas bases, não poderão oferecer o curso de Relações Públicas.

Vamos aguardar o documento final proposto pela comissão.

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