sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Novas vs. “velhas” tecnologias em comunicação empresarial

Jurema Luzia Cannataro

Que meios de informação os gestores de RH estão preferindo utilizar no processo de comunicação com o público interno da empresa?

Antes de tomar uma decisão em favor das mídias tradicionais (jornais, revistas e manuais impressos) ou digitais (jornais via intranet, displays eletrônicos e blogs corporativos) é preciso que esses profissionais analisem com cuidado uma série de aspectos.

Velocidade

A rapidez com que a informação chega ao público-alvo é atualmente um fator extremamente relevante.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, as pessoas estão acostumadas a ter acesso em tempo real às notícias e aos dados de que necessitam.

E o que acontece com grande parte dos jornais e revistas de empresas? Os empregados recebem em abril a publicação com matéria sobre... “a festa de confraternização realizada em dezembro”. Quem não conhece bem o universo da comunicação na área empresarial pode até duvidar, mas de fato é isso que ocorre. E por quê?

A publicação já está pronta e poderia ir para a gráfica. Entretanto, alguém da empresa quer incluir mais um texto... Mas só poderá enviá-lo na semana que vem... E não aceita que ele fique para a próxima edição...

Existe também um “aspecto psicológico” curioso: as pessoas ainda atribuem um peso maior à informação registrada em papel. Por isso, tendem a “segurar” mais a aprovação de um material impresso do que de um texto que será veiculado na intranet, que já tem as características de rapidez e de conter informações mais “voláteis”.

Há um outro fator a favor das publicações divulgadas por meios eletrônicos: trocar um texto ou incluir novas fotos nesse tipo de material é relativamente mais fácil e rápido do que num jornal impresso.

Sendo assim, no que se refere à velocidade, as novas mídias de comunicação utilizadas na área empresarial (jornal via intranet, display eletrônico ou blog corporativo) ganham ponto.

Atratividade

Quanto à atratividade, o primeiro ponto a considerar é que, seja qual for o tipo de veículo interno que a organização escolha utilizar, ele precisa ser tratado com profissionalismo e conhecimento técnico, para que possa ser atrativo e cativante para o público-alvo.

As pessoas estão habituadas a ter contato contínuo com os grandes meios de comunicação em geral. Por isso, tornaram-se mais exigentes quanto à qualidade do conteúdo e do visual.

Outro fator importante a salientar é que o público-alvo não é homogêneo dentro das empresas. Existem pessoas que fixam mais as informações através da leitura e que preferem textos mais aprofundados. Para essas, as publicações impressas serão mais eficazes. Já outras optam pelo dinamismo, sendo mais estimuladas pelo uso de recursos multimídia (textos, imagens em movimento e som). Em casos assim, as mídias eletrônicas e digitais produzirão maior efeito.

Portanto, de um modo geral pode-se dizer que, com relação à atratividade, os meios de comunicação tradicionais e modernos são complementares no ambiente empresarial.

Custo

Em função do preço a ser pago pelos serviços gráficos, o custo de um jornal impresso, por exemplo, certamente é maior do que o de um jornal multimídia, divulgado via intranet ou display eletrônico.

Entretanto, se uma parte dos empregados não tiver acesso direto à intranet, a empresa precisará fazer um investimento inicial para a instalação de totens com computadores, permitindo assim que o jornal digital seja visto por todos.

É necessário fazer um estudo criterioso de como e onde implantar os totens ou displays, para que tragam os resultados desejados em termos de melhoria da comunicação interna.

Portabilidade

E quanto à facilidade de acesso e transporte ou “portabilidade”?

Apesar desse termo ser geralmente aplicado para veículos de comunicação eletrônicos e digitais, no caso do ambiente empresarial são os materiais impressos que, contraditoriamente, ganham mais pontos nessa área, pois podem ser facilmente levados para todo lugar e lidos a qualquer momento, com a vantagem adicional de muitas vezes serem vistos também pelos familiares dos empregados. Dessa forma, convertem-se num instrumento a mais de motivação e integração, criando uma ponte entre o ambiente organizacional e familiar.

O mesmo não acontece com a intranet e o display eletrônico, que não podem ser visualizados fora da empresa e só estão acessíveis para o pessoal interno.

Complementaridade

O que se pode concluir é que, em termos de comunicação empresarial, estamos vivenciando uma fase de transição e complementaridade.

Portanto, o ideal é mesclar o uso das diversas mídias de acordo com os objetivos a serem atingidos, as características diferenciadas do público interno e os recursos disponíveis para investir nessa área.

Nesse sentido, é fundamental que se tenha um plano de comunicação corporativa muito bem estruturado e aplicado com alto grau de profissionalismo.

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