Editorial do Jornal Opinião
17 de Agosto de 2009 - Edição 1372
Regina Augusto
Embora a notícia ainda não esteja confirmada, ela parece fazer sentido e segue a estratégia de RP da Apple, que antes de lançar algo costuma vazar rumores em blogs especializados para gerar o tão famoso buzz. Na semana passada, alguns blogs norte-americanos de tecnologia e cultura Apple, como Boy Genius Report, Cult of Mac e TechCrunch, divulgaram que a empresa de Cupertino teria planos de usar o modelo das redes sociais em seus softwares e aplicativos.
Sim, é possível inovar algo revolucionário e que mudou o modelo de negócios de uma indústria inteira, e parece que a Apple dará mais um passo nessa direção. A versão 9 do iTunes, que será lançada em breve, viria mais integrada com redes existentes, como Twitter, Facebook e Last.fm. A companhia estaria preparando ainda sua própria rede social, à parte do iTunes, por meio da qual os usuários poderiam transmitir aos outros a música que estivessem escutando no momento, além de compartilhar arquivos e fazer as outras coisas que as redes sociais fazem (ou permitem fazer), como encontrar amigos e amigos de amigos.
Também na semana passada, outra história ganhou repercussão na blogosfera dos Estados Unidos: o erro de preço no site da Best Buy, que anunciou uma televisão Samsung de 52 polegadas por somente US$ 9,99. O engano, entretanto, acabou gerando repercussão para a marca Best Buy, seja boa, seja ruim ou indiferente. Vários clientes entraram na onda e enviaram e-mails, posts em blogs e tweets para avisar outros. Um homem chegou até a postar seu boleto, que, incluindo frete, ficou em US$ 86. Outro consumidor tentou adquirir duas televisões. O erro foi corrigido menos de uma hora após o início da explosão de compras.
“Se de fato a blogosfera for o grande campo da disciplina de RP hoje, premissa sobre a qual há pouco o que questionar, as empresas e as marcas terão de estar preparadas para saber se posicionar neste novo ambiente e também para ter condições de responder rapidamente a ruídos ou repercussões negativas geradas por suas próprias ações”A Best Buy enviou um comunicado à mídia, além de e-mails para os consumidores que compraram as televisões e tweets para alertar os outros e pedir desculpas pelo engano. Alguns não reagiram muito bem e agrediram a empresa; outros apontaram que poderia se tratar de uma estratégia de marketing, com aspectos de Relações Públicas, para gerar repercussão.
O caso chamou a atenção para a questão da RP digital. Segundo Jamie O’Donnell, cofundador da SEO-PR, ouvido pela reportagem da Ad Age, a blogosfera é o Relações Públicas de hoje. “O que foi dito na blogosfera e Twitter, e a maneira com que isso ressoou para o público, é RP. Garanto que muitas empresas estão de olho nisso”, disse. De qualquer modo, ele considerou que, se a Best Buy fez isso como estratégia, errou.
Os exemplos da Apple e da Best Buy são diferentes em sua essência, mas refletem um processo que parece ainda não ter sido captado totalmente pelas agências de publicidade e, talvez um pouco, pelas especializadas em RP.
Se de fato a blogosfera for o grande campo da disciplina de Relações Públicas hoje — premissa sobre a qual há pouco o que questionar —, as empresas e as marcas terão de estar preparadas para saber se posicionar neste novo ambiente, como a Apple tem feito muito bem, e também para ter condições de responder rapidamente a ruídos ou repercussões negativas geradas por suas próprias ações. O desafio reside justamente no fato de que é mais eficaz se antecipar e fazer um uso inteligente da blogosfera, como a Apple habilmente faz, do que ter como única opção uma atitude reativa e muitas vezes negativa, como é o caso da Best Buy.
Comunicar do infinitivo latino communicare, cujo significado é, transmitir ao outro. Transmitir, seja o que for, uma idéia, um projeto, ou um serviço, nem sempre é tão simples quanto parece. Então, com o intuito de auxiliar nesse desafio constante, que é comunicar ao público alvo ou simplesmente nas relações interpessoais a mensagem que se deseja, a RP Consultoria oferece serviços afim de facilitar a comunicação. Os serviços oferecidos estão postados no primeiro post do blogue.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário