Comunicar do infinitivo latino communicare, cujo significado é, transmitir ao outro. Transmitir, seja o que for, uma idéia, um projeto, ou um serviço, nem sempre é tão simples quanto parece. Então, com o intuito de auxiliar nesse desafio constante, que é comunicar ao público alvo ou simplesmente nas relações interpessoais a mensagem que se deseja, a RP Consultoria oferece serviços afim de facilitar a comunicação. Os serviços oferecidos estão postados no primeiro post do blogue.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Blogosfera Comenta: “Consumidoras viram modelos em anúncios de lingerie”, matéria da BBC Brasil
Publicado por rpnamoda em 16/03/2010
Com a finalidade de promover o debate e descobrir a opinião dos blogueiros sobre os assuntos principais deste blog (Moda e Comunicação) resolvi indicar alguns temas para os amigos da blogosfera comentar.
A brincadeira funciona assim: Eu envio uma matéria/case/artigo que tem a ver com moda e um blogueiro comentará sempre puxando gancho para a nossa área de atuação (que pode ser RP, Marketing ou jornalismo).
Para estrear esta seção foram convidados os profissionais de comunicação Márcia Ceschini do Oras Blog e Christiano Vital do RP Criativo. Eles comentaram a matéria “Consumidoras viram modelos em anúncios de lingerie” pauta da BBC Brasil que foi divulgada na Folha Online e no Portal UOL. Os comentários deles foram super bacanas. A Márcia puxou gancho para o Branding e o Christiano enfatizou o relacionamento entre empresa e público-alvo. As visões destes dois profissionais que atuam em organizações diferentes se complementaram durante a análise do case.
Segue o texto da matéria na íntegra:
Uma grife de lingerie britânica lançou uma campanha publicitária feita inteiramente com consumidoras da marca posando de calcinha e sutiã.
A marca, Bravíssimo, conhecida por atender à fatia de mercado com seios maiores, já realiza a campanha pelo terceiro ano consecutivo.
“Enviamos um e-mail para nossas consumidoras, convidando-as a participar da campanha”, diz a empresa. “Seiscentas mulheres se candidataram. Entre elas, selecionamos 40 para um teste e, ao final, escolhemos cinco”.
A campanha promove “hábitos saudáveis” em relação ao corpo, mostrando que “mulheres normais” podem ter uma aparência “fantástica”.
“As mulheres que escolhemos são lindas, e tem uma beleza ‘alcançável’”, diz a Bravíssimo.
Entre as escolhidas, todas com idade entre 21 e 34 anos, há estudantes, uma produtora de internet e até uma analista sênior de negócios.
Comentário da RP e blogueira Márcia Ceschini
A proposta da Bravíssimo é interessante e vai de encontro às novas propostas de comunicação de marca, que hoje em dia querem uma proximidade maior com seus consumidores. Além disso, a marca inova, pois busca exemplares de consumidoras em vários segmentos de atuação e valoriza suas formas de mulher real.
Essa “humanização” da comunicação se dá em um momento em que o fenômeno das mídias sociais deu voz ao consumidor. Hoje em dia ele não só exige ser bem atendido, como diz aos quatro ventos on e off line, suas impressões sobre marca/produto que ama ou odeia.
Empresas que investem em profissionais de Relações Públicas para atuar na equipe de branding (gerenciamento de marca), só tendem a ganhar na criação e manutenção de um diálogo mais próximo e positivo com seu consumidor.
Bravo, Bravíssimo.!
Comentário do RP e blogueiro Christiano Vital
Esse case é uma ação excepcional de comunicação! A Bravíssimo, envolve o consumidor (público-alvo) com sua marca de maneira criativa e ousada. Acredito que não é apenas uma campanha publicitária, mais também, uma ação de relacionamento com as consumidoras, tanto para aquelas que participaram da ação, quanto e principalmente, para as consumidoras “expectadoras”, pois em sua comunicação a empresa trás as mulheres para perto de seu produto, dizendo que é possível a mulher sair do seu anonimato e evidenciar sua beleza.
O conceito de “hábitos saudáveis” em relação ao corpo que a campanha trás consigo, demonstra atenção e preocupação da empresa com as mulheres.
Vejam só o que as consumidoras comentaram sobre o vídeo da campanha no site da Bravíssimo:
“Isto é algo realmente fantástico!”
“O novo anúncio parece fantástico, muito elegante. As meninas olham simplesmente deslumbrante e as lingeries são lindas, bem feito Bravissimo!”
“MARAVILHOSO! I love it. E eu amo finalmente ter um lugar para comprar um sutiã!”
Tocar na necessidade do consumidor é simplesmente conquistá-lo. A Bravíssimo simplesmente fez isso! Esse é o principal motivo por essa campanha ter sucesso e estar em sua terceira edição!
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Muito interessantes as anáises, dos RPs sobre a campanha da Bravissimo. Gostei muito do termo utilizado pela Márcia: humanização da comunicação.
ResponderExcluirEssa campanha inglesa, me fez lembrar da Natura, que também utilizou modelos mais comuns em uma campanha dela, ressaltando extamente isso, que mulheres comuns poderiam ser bonitas. Torço, para que, em um mundo tão narcisista como o nosso, com um índice tão alto de adolescentes anoréxicas, e no qual essa beleza idealizada é explorada exageradamente, esse tipo de campanha, nos alegra e surpreende, aconteça cada vez mais, isso é execelente no ponto de vista, mercadologicamente,e como mulher,já que no fundo, todas nós somos mesmo é de carne e osso. Que esse tipo de campanha vire moda!!!