Ricardo de Paula
Fonte:
http://www.midiassociais.net/2010/03/marcas-que-fizeram-fail-nas-midias-sociais/
"Grandes marcas estão cada vez mais aderindo às mídias sociais, e por vezes estão tropeçando na dinâmica do relacionamento com os consumidores nesses novos meios de comunicação. Existem vários casos de falta de bom senso e até erros primários que custaram muito caro gerando danos à imagem da marca e um sentimento negativo por parte dos usuários. Esse post vai ser atualizado sempre que um caso desses ocorrer, dizem que se aprende com os erros… vamos acompanhar.
22/03/2010
O mais recente caso é o da Nestlé, que deve ter deixado a cargo de um estagiário irresponsável (pelo menos no dia) o gerenciamento de sua página de fãs no Facebook.
A Nestlé vem sofrendo fortes ataques do Greepeace direcionados ao seu chocolate “Kit Kat”. A ONG acusa a empresa (fornecedores) de destruir florestas tropicais da Indonésia para extrair o óleo de dendê usado na fabricação do chocolate.
O Greenpeace fez uma sátira alterando o logo do chocolate, em alusão a destruição da floresta e publicou um video que faz referência a devastação do habitat dos Orangotangos que mostra um trabalhador abrindo um pacote do chocolate e comendo um dedo de orangotango sem perceber. A Nestlé foi atrás do Google para tentar tirar o vídeo do YouTube alegando violações de direitos autorais por causa da alteração do logo. Porém de nada adiaram os esforços da empresa, o video já havia se tornado viral.
Na página do Facebook, que tem mais de 90.000 fãs até o momento, quem está gerenciando a conta no site de relacionamento está tendo uma abordagem hostil com os consumidores e potenciais clientes.
Na página diz que a Nestlé agradece os comentários, mas “por favor, não poste usando uma versão alterada de qualquer um dos nossos logotipos como sua foto de perfil – eles serão excluídos.” Insinuando que os logos são propriedade intelectual da Nestlé e não podem ser alterados. A Nestlé também excluiu comentários negativos de muitas pessoas e respondeu de forma padronizada a outras, mostrando total desprezo ao pensamento de seus consumidores. A reação dos usuários foi imediata, criticando a censura e dizendo frases como “não nos diga o que fazer”.
A Nestlé está nos mostrando como amplificar uma crise através das mídias sociais, deixando transparecer um pensamento antigo e controlador. Típico das velhas mídias.
O assunto está sendo discutido em toda a esfera das mídias sociais e vem ganhando força. Além das redes sociais como o Facebook, o assunto vem gerando milhares de tweets e posts em blogs, e deverá arrebanhar um número de pessoas muito grande que serão difusoras e multiplicadoras desse movimento. A Nestlé não vai poder ignorar isso."
Comunicar do infinitivo latino communicare, cujo significado é, transmitir ao outro. Transmitir, seja o que for, uma idéia, um projeto, ou um serviço, nem sempre é tão simples quanto parece. Então, com o intuito de auxiliar nesse desafio constante, que é comunicar ao público alvo ou simplesmente nas relações interpessoais a mensagem que se deseja, a RP Consultoria oferece serviços afim de facilitar a comunicação. Os serviços oferecidos estão postados no primeiro post do blogue.
quarta-feira, 24 de março de 2010
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Oi, Ricardo, muito legal a sua análise. O @maurosegura acabou de falar o que ele acha que poderia ter sido feito e eu recomendo aqui: http://aquintaonda.blogspot.com/2010/03/caso-nestlegreenpeace-o-que-nestle.html. Abs, Carol Terra (http://meadiciona.com/carolterra)
ResponderExcluirOi Carol, li ontem a análise do Mauro Segura. Depois vou postar aqui, para que meus alunos leiam e compare as duas análise.Penso que seja impotante para eles, terem acesso a essas análises, pois é uma excelente maneira de contextualizar o que aprendem teoricamente em sala de aula.
ResponderExcluirUm grande abraço para você.