domingo, 14 de março de 2010

Como divulgar em mídias sociais

Como divulgar em mídias sociais
Por Blog Acesso



Um estudo encomendado ao Instituto GlobeScan pelo programa SuperPotência, da BBC, acaba de ouvir 27 mil pessoas, de 26 países, entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, em busca de um perfil da relação do homem do século 21 com a internet. Divulgada no início dessa semana, a pesquisa veio consolidar o que já era intuído, mas ainda pouco afirmado: a web passou do status de novidade para o de veículo indispensável à vida contemporânea. 87% dos entrevistados chegaram a alçar a rede ao patamar de direito do cidadão, sendo que no Brasil esse porcentual chegou a 91%. Segundo o diretor do instituto de pesquisa, Doug Miller, “as pessoas ao redor do mundo enxergam o acesso à internet como um direito fundamental. E acreditam que a web seja uma força positiva que não deve sofrer regulação governamental”.

Em um nível mais detalhado, a pesquisa também procurou saber as funções que as pessoas atribuíam à rede. E é justamente a este ponto que devemos ficar atentos, porque para os brasileiros, a internet é sinônimo de comunicação, sendo as redes sociais apontadas como diferenciais por 60% dos internautas, contra os 51% da média mundial. Diante desta informação, seria um desperdício não considerar o meio como grande porta para a promoção de eventos e ações. No âmbito cultural, é urgente que produtores, gestores e artistas passem a considerar a rede como ferramenta para potencializar a divulgação de seus trabalhos.

Segundo especialistas na área, o primeiro passo a dar no quesito divulgação na web seria procurar entender os mecanimos próprios do ambiente. De posse desse conhecimento, o profissional deverá traçar um planejamento que permita atuar pontualmente e com seriedade. Nessa fase, será preciso mapear o público alvo, levantando, inclusive, as redes sociais frequentadas pela faixa. Assim, será possível saber como agir em cada uma das redes para obter o melhor resultado.

Para o consultor de marketing em mídias sociais, Alexis Kauffmann, que se diz um “heavy user” de internet desde 1995, é fundamental atentar para as diferenças entre as ferramentas existentes, a fim de não incorrer no erro de agir de forma deslocada, fora do tempo de cada mídia e ainda afastar a quem se quer aproximar. “O Twitter e o Facebook, que são as febres do momento, podem ser muito úteis, mas tem perfis diferentes. O Twitter permite uma observação mais curta e objetiva, enquanto no Facebook existem recursos que podem ampliar a qualidade da divulgação, como a criação de galerias e murais. Uma estratégia para Twitter, necessariamente, tem que ser diferente de uma estratégia para Facebook”, explica.

Em termos financeiros, a internet também se apresenta como uma ótima opção para divulgação de eventos e ações, uma vez que gera um efeito cascata. “As mídias sociais permitem acesso direto ao formador de opinião, aquele que vai multiplicar a informação. Se você localiza e conquista as pessoas certas, terá sua mensagem replicada espontaneamente para milhares de pessoas, em poucas horas. Então, o custo e o esforço de marketing são reduzidos drasticamente”, diz Kauffmann.

Mas nem tudo são flores. É preciso se certificar da veracidade das informações veiculadas para evitar o famoso “telhado de vidro” e, consequentemente, as pedras que podem cair nele. Nesse sentido, agir de forma coerente e transparente é essencial na rede. Porque, se os pontos positivos de um projeto podem ser comunicados a milhares em tempo instantâneo, os negativos se disseminarão sem que se possa fazer nada para conter seu avanço.

Em suma, é importante ter um comportamento profissional. Não é porque o ambiente aparenta um perfil mais informal que existe a licença para uma falsa intimidade. Talvez um ponto-chave para a comunicação na internet esteja, justamente, na construção das relações. Como na vida real, este processo se dá aos poucos e necessita de cuidado. Para potencializar a disseminação de uma mensagem é preciso criar uma rede de interlocutores que confie no que se tem a dizer e em quem fala. A reputação na internet é um bem caro, que pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso de um empreendimento. Então, vale o dito do designer americano Aaron Burns: “Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão”.

DICAS – para uma boa divulgação na internet:

1. Construção. Participe ativamente das redes e mídias sociais. Afinal, a conquista de um bom relacionamento leva tempo.

2. Conteúdo. Publique links e notícias relacionados com o tema de seu evento nas rede sociais.

3. Parceria. Ajude a divulgar eventos de amigos, seguidores e fãs. Assim, você estará cultivando uma rede de parceiros.

4. Ferramenta. Insira seu evento nos aplicativos de eventos do Facebook e do Orkut e convide seus amigos

5. Twitter. Publique posts anunciando o evento. E faça a cobertura via Twitter .

6. Concursos. Elabore concursos no Facebook e/ou Twitter. Promova sorteios e premiações relacionados ao evento.

7. Interação. Cadastre-se na plataforma Overmundo e inclua seu evento para ser votado pelo público.

8. Mailing. Construa um mailing coerente com a sua proposta e dispare um e-mail marketing sobre o evento. Esteja atento às boas práticas de envio.

9. Comunidades. Crie tópicos sobre seu evento em comunidades ativas e relacionadas ao tema no Orkut.

10. Bom senso. O importante é ter “bom senso” com relação à quantidade de publicações e ao envio de mensagens. Evite sobrecarregar os receptores.

11. Postura. Não fique ansioso para vender sua ideia. Ninguém ama um vendedor até que decida comprar dele!

12. Um passo de cada vez. Interaja, converse, conheça as pessoas, reúna informações, ordenadamente.

13. Ajuda. Não importune as pessoas na rede, sendo insistente demais. Dê a cada um o tempo necessário para digerir suas propostas e entender como poderá te ajudar.

14. Contribua. Ofereça primeiro: informação, entretenimento, solução de questões. Depois, divulgue. Você verá que a diferença nos resultados é impressionante.

15. Diplomacia. Não entre em grandes polêmicas com outros internautas. Você não pode vencer uma discussão e perder um cliente, um amigo, um aliado.

16. Monitoramento. Acompanhe todos os resultados de suas ações, inclusive os inesperados. Aliás, os resultados inesperados costumam render ótimas oportunidades para projetos de marketing em mídia social.

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