domingo, 5 de junho de 2011

COMUNICAÇÃO 2.0: O VIRTUAL CONSTRUINDO PONTES PARA O MARKETING DIGITAL

De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa Novo Aurélio, seduzir, significa: Ato ou
efeito de seduzir ou ser seduzido. Atração, encanto, fascínio.
Na comunicação nem sempre acontece uma sedução, mas na comunicação virtual, a sedução
está presente, muitas vezes de forma bem sutil, quase imperceptível, porém presente. Depois
de identificadas, as pessoas são seduzidas pelo outro, ou por um grupo. Neste caso, tem que
haver um líder, que faz o papel de receptor e ou emissor. A comunicação virtual propicia a
sedução devido a ausência real do interlocutor. Se na comunicação real a primeira impressão
é muito impactante, na comunicação virtual, as primeiras tecladas e a foto serão
determinantes nesta comunicação. Constrói-se uma imagem daquela pessoa de acordo com as
informações que foram transmitidas por um e-mail, por uma foto (que muitas vezes nem é
atual), uma conversa num chat, blogs pessoais ou trocas em uma rede social.

Lipovetsky (1983, p. 6) esclarece:
"Longe de se circunscrever às relações interpessoais, a sedução tornou-se o processo geral
que tende a regular o consumo, as organizações, a informação, a educação, os
costumes.Toda a vida das sociedades contemporâneas é doravante governada por uma nova
estratégia que destrona o primado das relações de produção em proveito de uma apoteose
das relações de sedução."

Vivemos numa sociedade sexualizada, na qual a sedução permeia todos os setores. É
reconhecido que a mídia (TV, revistas, etc.) se utiliza de signos e símbolos para atrair e incitar
o desejo, principalmente com fins de consumo. As mulheres geralmente são exploradas como
objeto sexual, “sexualizam” os carros, os desodorantes e muitos outros produtos que possam
ganhar um atributo “fálico”.
Essa sociedade, também convoca ao olhar do outro, e a sedução é uma via de mão dupla: para
seduzir tem que haver um objeto para quem se deseja direcionar a sedução. Há uma
necessidade premente de se apresentar e exibir inclusive a vida pessoal, como se percebe nos
blogs.

A comunicação virtual também é influenciada por toda essa cultura sexual e exibicionista que
vivenciamos. Constata-se a partir de fotos de perfis, fotos em redes sociais e até na escolha de
temas que são postados, a incidência de uma “pitada” de sedução. Qual o homem ou mulher
que não sentirá uma certa curiosidade por aquele perfil com foto atraente e confiante? Quem
não se sentirá atraído por postagens nas redes sociais, interessantes, pertinentes e inteligentes?
Por meio de uma foto, podemos inferir vários atributos, mesmo que estes não sejam totalmente
verdadeiros. Tanto que existem muitos perfis “fakes”, alcançando sucesso e notoriedade nas
redes sociais. Afinal, beleza, simpatia, senso de humor e inteligência são qualidades muito
sedutoras.

Apesar da necessidade do olhar do outro para existir também virtualmente e até seduzir, isso
não significa que exista um verdadeiro interesse por esse outro. Esse traço narcísico aponta um
desejo de se comunicar, nem que seja sob a proteção de uma tela do computador.

Para Lipovetsky (1983), esse traço narcísico ameniza inclusive toda a agressividade que existe
dentro do ser humano. Nesse sentido, podemos afirmar que seduzir virtualmente também
funciona como uma válvula de escape para uma parcela de internautas. Consequentemente, o
isolamento e a agressividade são amenizados.
Mara Baroni

Trechos do cap. 2 do e-book Comunicação e Marketing Digitais.
Leia mais em: www.slideshare.net/MaraBaroni/cmktdigitais2011-8119920

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