segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Conhece-te a ti mesmo"



Essa frase do famoso filósofo grego sintetiza a importância de nos conhecermos, pois, construimos nossas personalidades por meio de identificações conscientes e inconscientes.

Todos nós "carregamos" sabotadores internos, que são internalizados ao longo de nossas vidas.
Alguns já conhecemos muito bem, outros não. São esses, os desconhecidos, que muitas vezes atuam silenciosamente, que tem os efeitos mais destrutivos. Eles apontam nossos padrões negativos, como por exemplo: preguiça, procrastinação e insegurança.

O Mapa Noético é um excelente instrumento, utilizado durante o processo consultivo, que auxilia na identificação destes sabotadores. Nele, são levantados as crenças, valores, ideias e emoções que marcam e determinam as escolhas de cada um.


"Sócrates dizia ter recebido de Deus a missão de exortar os atenienses, fossem eles velhos ou jovens, a deixarem de cuidar das coisas, passando a cuidar de si mesmos. Tal atitude o fez dedicar-se inteiramente à filosofia e à prática dialógica (uma forma especial de diálogo, denominada maiêutica) por meio da qual ele fazia com que seu interlocutor percebesse as inconsistências de seu discurso e se autocorrigisse"

Na consultoria de gestão pessoal ou profissional, a consultora, atua também com a prática dialógica (maiêutica), pois, levando seu cliente a pensar, analisar e se corrigir, está viabilizando as mudanças desejadas, a curto, médio e longo prazo.

Autoconhecimento é fundamental para a correção de padrões antigos e criação de novos.


Referência bibligráfica:
http://educacao.uol.com.br/filosofia/conhece-te-a-ti-mesmo.jhtm
Acesso em março de 2011.

Um comentário: