terça-feira, 1 de setembro de 2009

Comércio Social - a nova tendência do Comércio Eletrônico

Conrado Adolpho

Outro dia, li um artigo que falava sobre os "coolhunters" - em bom português, caçadores de tendências. Parece uma profissão futurista ou algo saído de filmes hollywoodianos (ou bollywoodianos, para ser mais "cool"). Os coolhunters, porém, são profissionais que detectam aquilo que, parafraseando Klee, um olho vê, o outro sente.

Tais tendências se delineiam sutilmente nos tecidos de nossas vidas e, sem que percebamos de forma concreta como tudo aquilo começou, tomam forma e se definem como um hábito. Os coolhunters buscam exatamente tais pequenas oscilações sociais que iniciam uma tendência macro.

Mark Penn, no seu livro "Microtendências", apresentou-nos algumas das tendências mundiais que hoje se definem e influenciam mercados e instituições.

Criar as estratégias de sucesso significa detectar tendências

Enxergamos no nosso dia a dia (com os dois olhos) o crescimento sem precedentes da Internet e algumas tendências advindas desta. Vou apresentar-lhes uma delas que está surgindo em várias partes do mundo de forma isolada, mas que promete promover uma mudança completa na forma como compramos na internet - o Comércio Social.

O brasileiro sempre foi um povo gregário e que adora inovações. Com a chegada da web, tais características só se potencializaram, fazendo com que muitos aderissem em larga escala e de imediato, principalmente no tocante às redes sociais. É fácil perceber isso por meio do Orkut, que é completamente dominado por brasileiros.

Nosso povo passa mais tempo no Orkut do que no seu e-mail, sendo que esta rede social é o site mais acessado do país. Uma vez que somos assim, de que forma as empresas podem se aproveitar disso para aumentar seus lucros e receita?

A resposta está em utilizar os conceitos das redes sociais para promover lojas de comércio eletrônico. O Comércio Social se mostra muito lucrativo para empresas e tem boa receptividade perante o consumidor.

O publicitário Nizan Guanaes disse certa vez que haveria cada vez mais conteúdo na propaganda e cada vez mais propaganda no conteúdo. Os limites entre conteúdo e propaganda estarão cada dia mais tênues. Lembra-se do genial "Free Jazz Festival"? Um dos melhores exemplos que me lembro para exemplificar tal citação.

Redes Sociais são naturalmente desenvolvidas a partir de conteúdo gerado pelo próprio usuário. O que é o Orkut sem a presença dos usuários criando seus perfis, colocando fotos e vídeos? É como uma cidade fantasma, apenas um programa de computador sem nenhum atrativo.

Até hoje a grande maioria das lojas virtuais são somente uma vitrine de produtos com um carrinho de compras, porém, imagine se junto a uma loja virtual, você pudesse criar comunidades de marca comentando sobre determinada marca ou produto. Ou se você pudesse vender seus livros usados e utilizar seus créditos para comprar novos ou ainda discutir em um fórum sobre a qualidade ou as diversas formas de utilização de um produto que os membros do fórum compraram.

Para os que acham que isso não pode ser possível no mundo em que vivemos atualmente, a Amazon já faz isso há alguns anos. Eles praticam Comércio Social e por isso são os maiores varejistas virtuais do mundo.Você pode estar se perguntando como fazer Comércio Social em uma loja de comércio eletrônico. Parece intangível demais.

Primeiramente, é preciso gerar tráfego para uma loja de e-commerce. Não existe Rede Social sem pessoas para torná-la coesa. Atualmente, a melhor ferramenta pra gerar tráfego é o Google. Ter o seu site bem posicionado nas principais palavras-chave do seu negócio (as mais buscadas pelo mercado) é fundamental para gerar tráfego para sua loja.

A geração de Tráfego, contudo, não é o suficiente. O Comércio Social se consolida, de fato, quando se planeja a loja virtual baseando-se no conceito de Rede Social e, para isso, é preciso criar o que denomino "colas sociais" - conteúdo relevante que faz com que os usuários tenham motivo para orbitarem em torno da marca ou do site.

Uma "cola social" é uma maneira de promover interação entre usuários, jogos disputados em grupos de consumidores, promoções, fóruns e outras ferramentas disponíveis com a tecnologia que temos hoje.

Uma vez que sua loja tem tráfego e "colas sociais", é preciso se relacionar com seu público, criar diálogos entre "empresa-consumidor" e estimular o diálogo "consumidor-consumidor". Correndo o risco de criar um neologismo, eu chamaria isso de criar um "multiálogo". A Internet é uma grande conversa e deve ser tratada como tal.

Um site que gosto muito e cito como case em palestras e livros é o "Camiseteria", um excelente exemplo de Comércio Social. Vale a pena conferir.

O Comércio Social é hoje uma tendência que se delineia sutilmente e as lojas virtuais que a seguirem certamente terão muito sucesso em sua empreitada online como uma maneira de diferenciação. Sair do comum, inovar é a fórmula para ter sucesso no atual e caótico mercado. Assim como os coolhunters caçam tendências mundo afora, sua loja pode criá-las. Inove!

Nenhum comentário:

Postar um comentário