sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Política na internet e o Blog do Planalto





Alexandre Inagaki

Nove meses depois de ser idealizado, Blog do Planalto estreia sem espaço para comentários.


A bem-sucedida campanha eleitoral de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos fez com que políticos de todo o mundo prestassem a devida atenção ao fato de que a internet, e em especial as mídias sociais, adquirem um papel cada vez mais relevante na formação de opiniões. Não à toa, é visível o número cada vez maior de políticos que criaram blogs e perfis em redes sociais como o Twitter, a ponto da Bia Kunze ter ironizado o hype atual com uma comparação irretocável: ‘Twitter não é paraíso fiscal, mas muitos políticos estão abrindo conta aqui?’.

Embora estejamos a um ano das próximas eleições, a internet brasileira anda movimentada como nunca na seara política. Recordo, por exemplo, os recentes escândalos protagonizados pelo presidente do Senado José Sarney, que motivaram a criação do movimento #ForaSarney no Twitter. Com resultados pífios, como era de se esperar de uma ‘revolução com a bunda no sofá’. A recente criação do polêmico Petrobras Fatos e Dados, blog no qual a estatal petrolífera divulgou perguntas que haviam lhe sido enviadas por jornalistas de veículos como O Globo e a Folha de S. Paulo antes da publicação das matérias, também acirrou discussões. De um lado, há os que citaram um possível ‘fim da imprensa manipuladora’ em meio ao ‘desespero da mídia’; de outro, os que falaram na iniciativa da Petrobras como ‘manobra política tática’ e ‘acossamento’ oriundo de um suposto ‘aparelhamento petista’.

Em meio a esse cenário, eis que justamente no Blog Day, celebrado dia 31 de agosto, entrou no ar o Blog do Planalto, novo canal oficial de comunicação da Presidência da República. O site, que segue as pegadas do blog da Casa Branca do governo Obama, já vinha sido atualizado desde abril, mas só hoje, após diversas avaliações internas e ajustes de layouts e textos, foi enfim aberto para a visitação pública, com direito a um vídeo em que Lula em pessoa dá as boas-vindas a todos da sociedade brasileira que ‘viajam na internet’.

O Blog do Planalto, que estreia oficialmente nove meses após sua idealização, entrou no ar com uma respeitável carga inicial de conteúdo, incluindo uma entrevista exclusiva com Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica vítima de violência doméstica que inspirou a criação da Lei 11.340 (que legisla sobre agressões contra mulheres), e um singelo vídeo no qual um garoto interrompe uma conversa entre Lula e Regina Casé a fim de perguntar quantos dedos o presidente da República tem.

A equipe responsável pelo projeto é formada por diversos profissionais experientes na área de blogs, a começar pelo seu coordenador, o jornalista e ex-assessor de imprensa do Greenpeace Jorge Henrique Cordeiro, do blog O Escriba. O webdesigner é Daniel Pádua, que em 2002 tornou-se um dos primeiros brasileiros a ganhar destaque internacional na blogosfera com a criação do BlogChalking, ferramenta de localização geográfica de blogueiros. A equipe conta ainda com Daniel Carvalho Duende, que coordenava a área em português do Global Voices Online, Maiana Diniz, que já trabalhava na Secretaria de Imprensa do governo, e o programador Marcos Machado, da Empresa Brasil de Comunicação.

Espero que a Secretaria de Comunicação Social do Planalto perceba o quanto a ausência de uma área de comentários ou, pelo menos, a implementação de um fórum de discussões ou de um Ning faz falta. Afinal de contas, a maior razão de ser de um blog é o fomento a debates e conversações, que fazem com que a comunicação não venha em mão única, como na mídia tradicional. Por enquanto, há apenas uma área para a inserção de pingbacks e trackbacks oriundos de outros blogs.

Até compreendo a inexistência de um espaço de comentários. Afinal de contas, o grande dilema em ações envolvendo mídias sociais é o temor do recebimento de críticas negativas que invariavelmente pipocam aqui e acolá. Porém, é importante ressaltar que esses feedbacks sempre existiram e sempre existirão; qualquer empresa ou instituição como o Governo Federal deve ter a consciência de que unanimidades são utópicas. Torço para que os responsáveis pela implementação do Blog do Planalto percebam isso e permitam a criação de um espaço para comentários, ainda que sejam previamente moderados, a fim de propiciar um uso mais democrático e interativo do novo espaço.

Do mesmo modo, espero que seja criado em breve o Twitter oficial do Planalto, seguindo os exemplos da Presidência de Portugal e da Casa Branca norte-americana. E que ele seja utilizado da forma apropriada, levando-se em consideração que o Twitter é uma ferramenta de interação visualizada por um plenário repleto de pessoas críticas que anseiam por diálogos e usam o site como meio para externar reclamações e cobrar ações e iniciativas; Xuxa Meneghel e Aloizio Mercadante descobriram, ainda que a fórceps e à sua revelia, como funciona o Twitter.

Por certo ainda há muito a ser aprimorado no Blog do Planalto. Mas a iniciativa é, sem dúvida nenhuma, louvável. É como bem resumiu Tiago Casagrande no post no qual comentou o blog da Petrobras:

‘MAIS INFORMAÇÃO = BOM;
qualquer tentativa de controle da informação = fracasso instantâneo ou iminente.’

Por fim, torço para que o Blog do Planalto represente uma efetiva proximidade do governo com a sociedade brasileira, escapando do risco de se tornar uma mera ferramenta com interesses eleitoreiros. Os responsáveis pelo projeto certamente estão cientes de que paus e pedras serão lançados, sem a menor piedade, pelos opositores ao governo caso encontrem uma vírgula ou um acento no lugar errado. Sintomas, no mais, de tempos em que discussões políticas lamentavelmente se assemelham mais a bate-bocas de torcidas organizadas de futebol ou debates acalorados em diretórios acadêmicos promovidos por xiitas e xaatos. Um cenário empobrecedor, que me faz recordar das palavras de Tiago Dória acerca destes novos tempos na comunicação:

‘Podemos ficar acostumados a ouvir somente o que gostamos (posso ouvir só a música que gostei), a ler somente o que ratifica a nossa visão de mundo (leio apenas matérias avulsas), e isso faz fechar nossa visão de mundo. Lemos, ouvimos e assistimos apenas àquilo que reforça o que já acreditamos. Polariza um pouco as coisas.’

Um comentário:

  1. Mto bom o texto Mara e vai mostrar pro Planalto que a internet não pode ser controlada. Eles não permitem comentários? Como o blog usa uma licença de conteúdo livre já criaram uma cópia on-line que aceita comentários: http://planalto.blog.br

    G

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