Titulação completa: Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA (RJ); Bacharel em Turismo pela Faculdade da Cidade (RJ); Especialista em Administração Hoteleira pela UFBA / SENAC. Atualmente, é Relações Públicas na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, em Recife (PE); Professor do curso de Turismo da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE e professor em curso de pós-graduação da Escola Superior de Relações Públicas – Esurp.
1. Qual seu conceito de Comunicação Organizacional?
No meu entendimento, Comunicação Organizacional é um campo de estudo e um conceito em contínuo desenvolvimento. Pode ser considerada uma atividade composta por múltiplos processos e ações das diversas modalidades de comunicação (segundo Kunsch: institucional, mercadológica e administrativa) desenvolvidas, de maneira integrada, no âmbito das mais variadas organizações.
2. Existiria, em sua opinião, uma concepção brasileira sobre Comunicação Organizacional? Se sim, quais seriam algumas características específicas? Se não, o que faltaria para isto?
Estamos caminhando para isso. Hoje, vários pesquisadores contribuem para a construção dessa concepção brasileira e a Abrapcorp tem sido um fórum permanente para essa discussão. O conceito de Comunicação Organizacional, no Brasil, está amplamente atrelado às Relações Públicas e suas teorias.
3. Quais os indicadores mais relevantes para se considerar a comunicação como efetiva e excelente numa organização?
Existem vários indicadores e podemos destacar alguns: participar das definições estratégicas da organização; promover a conciliação entre os objetivos organizacionais e as expectativas dos públicos; valorização da comunicação como fonte de informação e atividade estratégica; construção de relacionamentos sólidos; entre outros.
4. A comunicação vem sendo vista como uma área híbrida. Caso concorde, quais seriam outros conhecimentos que deveriam ser buscados por pesquisadores e profissionais? Se discorda, por quê?
A Comunicação Organizacional possui uma natureza híbrida de conhecimentos, ou seja, interfaces com os mais diversos campos das ciências: antropologia, filosofia, sociologia, administração, marketing, entre outros. Podemos destacar a relação clara com a Administração, principalmente no que diz respeito à elaboração de políticas, visão, missão e valores, ou seja, das decisões estratégicas da organização.
5. Que faceta(s) da comunicação organizacional contemporânea você consideraria como campo(s) promissor(es) de estudo?
Por ser uma atividade em permanente desenvolvimento, a Comunicação Organizacional possui, além das áreas tradicionais, vários campos promissores de estudo, entre eles: hospitalidade, sustentabilidade, ética, planejamento estratégico, mídias sociais e interações digitais, relações de gênero e pró-equidade.
6. Qual foi sua última publicação (livro, capítulo, artigo, resumo de palestra, resenha - impressa ou digital, independente de data)? Cite, por favor, título, local e temática central:
Artigo: Relações Públicas e Hotelaria. In: GALHARDO, Thales. Arrecifes dos Navios, Recife, 2009. O texto trata da relação entre a prática profissional de Relações Públicas e as atividades hoteleiras (o artigo também está publicado no site www.mundorp.com.br)
7. Que livro você está lendo agora? Qual sua motivação na leitura?
Vários de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, entre eles:
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e prática.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias.
KUNSCH, Margarida. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
KUNSCH, Margarida. Obtendo Resultados com Relações Públicas. (relendo)
Motivação: preparação do conteúdo das aulas da disciplina Assessoria de Relações Públicas, no curso de pós-graduação em Assessoria de Comunicação na Esurp.
8. Por favor, sugira um canal digital de conhecimento interessante em comunicação organizacional e relações públicas (portal, blog, lista de discussão, newsletter eletrônica, comunidade em redes sociais, micro-blogging, entre outros):
Há vários canais digitais interessantes hoje no Brasil. Posso sugerir a consulta e leitura a alguns deles: Portal Mundo RP (www.mundorp.com.br); Horizonte RP (http://horizonterp.ning.com); Portal de Relações Públicas (www.portal-rp.com.br); Clube do RP de Pernambuco (http://clubedorp.blogspot.com ou http://clubedorp.ning.com); Blog Innova Comunicação (http://innovacomunicacao.blogspot.com); Blog RPalavreando – Carolina Terra (http://rpalavreando.blogspot.com). Além dos sites da ABRAPCORP e INTERCOM.
9. Você tem participado dos congressos da Associação? Se sim, o que tem lhe agradado mais? O que pode ser melhorado - estrutural ou conceitualmente?
Participei dos dois últimos: BH e São Paulo.
O que mais agrada: a possibilidade de troca de experiências acadêmicas e profissionais; os convidados internacionais; a construção de um conceito nacional de Comunicação Organizacional e áreas afins.
Sugestões: Reestruturação dos GTs, a fim de equilibrar o número de participantes. Menor concentração das atividades em poucos dias, isto é, em vez de dois dias e meio, as atividades poderiam acontecer em três dias completos para evitar o cansaço durante as últimas atividades (p.ex.: o Fórum de Pesquisadores, à noite); buscar novas áreas de interface (ex.: Hospitalidade). Conceitualmente, o evento está bom.
Comunicar do infinitivo latino communicare, cujo significado é, transmitir ao outro. Transmitir, seja o que for, uma idéia, um projeto, ou um serviço, nem sempre é tão simples quanto parece. Então, com o intuito de auxiliar nesse desafio constante, que é comunicar ao público alvo ou simplesmente nas relações interpessoais a mensagem que se deseja, a RP Consultoria oferece serviços afim de facilitar a comunicação. Os serviços oferecidos estão postados no primeiro post do blogue.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
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